Skip to main content

O que é custo de produção e porque devemos calcular.

By 6 de outubro de 2023Agronegócio, Destaques

O que é custo de produção e porque devo calcular

A definição mais básica de custo de produção refere-se ao valor gasto para se produzir qualquer produto, seja, soja, milho, sorgo, carnes etc. 

É todo dinheiro que você empenhou em adubação, sementes, mão-de-obra, energia, defensivos, enfim, tudo que você gastou para produzir algum produto. 

Ok, mas só isso?  

Claro que não, vamos explorar melhor o tema, para melhor entendimento. 

Quando falamos da importância de se conhecer o custo de produção, muitos produtores e pecuaristas afirmam, infelizmente, que se souberem o quanto estão gastando vão parar de produzir. Em momentos de baixas nos preços esse comportamento é ainda mais comum, porém, ignorar os custos não trará mudanças, muito pelo contrário.  

Quanto mais você souber para onde está indo os recursos, mais terá condições de saber como empenhar melhor o dinheiro, tomando melhores decisões.  

Afinal, como dizia Lewis Carrol “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. 

Conhecer o custo de produção nos possibilita olhar para três pontos importantes para sua fazenda (empresa).  

Viabilidade 

Eficácia 

Competitividade  

  

Viabilidade, minha atividade para de pé, se sustenta? 

É importante saber se estou ganhando dinheiro com a minha produção, ou seja, meu negócio tem sustentação?   

Para responder essa questão primeiro precisamos saber a receita bruta, que é toda a produção multiplicada pelo preço de venda, ou seja, é todo o dinheiro que você recebeu pela venda produção por um determinado período exemplo, Safra 22/23 de Soja, Safrinha de Milho. 

É necessário levantar também tudo que foi gasto para produzir, ou seja, o custo de produção.  

Com essas informações em mãos vamos pegar a renda bruta e reduzir os custos, de forma bem simples, através dessa conta podemos identificar a margem, e essa pode ser positiva ou negativa.   

Se for positiva significa que está faturando mais do que gastando, ou seja, superavitária.  

Na outra ponta se for negativa, seus gastos superam as receitas, portanto, atividade é deficitária.  

 

Eficácia 

Quando analisamos o custo de produção e comparamos com o preço de mercado, é possível dimensionar a eficiência da atividade analisando qual o impacto do custo perante o preço de mercado. 

Trocando em miúdos qual a variação do preço permite que eu ainda tenha margens positivas.  

O produtor que possui maior margem consegue suportar quedas maiores de preços do que aqueles que possuem margens mais estreitas.  

Suponhamos que o custo de produção de soja do Produtor A na região X seja de R$ 85,00 por saca e do produto B na mesma região seja de R$ 80,00.  

Claramente, o produtor A é menos eficaz que o produtor B, se os preços da Soja sofrerem uma queda o produtor B continua com margem maior que o produtor A.  

Ao conhecer os custos de produção e se comparar com outros produtores você consegue entender seu nível de eficiência. Agora, não sabendo os custos, não consigo me comparar com meus pares e nem estabelecer estratégias para uma mudança. 

 

Competitividade 

De forma direta, competitividade é a característica ou capacidade de qualquer empresa (rural ou não) possui de realizar seus propósitos, exemplo: 

Produzir alimentos (Soja, Milho) remunerando os fatores, gerando lucro e riqueza para os proprietários (acionistas). 

Como sabemos commodities agrícolas tem seus preços definidos pelo mercado, talvez dentro da economia seja o segmento que mais se assemelha a uma concorrência perfeita. 

Conhecer o custo de produção, portanto, é fundamental pois será nos custos que você terá mais controle, já que o preço é definido pelo mercado.  

O quão competitivo você é ao produzir uma saca de Milho? E de Soja?  

Se você não conhece seus custos de produção você não saberá onde apertar o cinto, principalmente em momento de preços mais baixos.  

Ao conhecer seus custos é possível realizar um Benchmarking (estudo da concorrência no mesmo setor) qual o custo de produção por hectare do Milho no meu estado?  Qual o meu custo?  

Se conheço meus números consigo me comparar com os demais e a partir dessa análise entender se sou competitivo ou não. 

 

Benefícios 

Ao conhecer e controlar os custos de produção surgem muitos benefícios, podemos citar alguns.  

– Redução de Custos: 

Reduzir custos e despesas desnecessários e excessivas, se conheço no detalhe para onde estão indo os recursos, consigo entender onde posso cortar, ou seja, reduzir para ser mais assertivo.  

– Decisões corretas  

Decidir de maneira correta onde colocar os recursos para que a fazenda tenha o melhor retorno, melhorando as margens, em suma, colocar o dinheiro naquilo que trará mais benefícios para o negócio, remunerando melhor os fatores de produção e gerando mais riqueza.  

 

Controlar riscos 

Um faturamento alto não é sinônimo de boa saúde financeira de uma propriedade rural. 

Novamente, se você não conhece seus custos, se os dados são imprecisos, você pode colocar a atividade em risco. Partindo desse ponto uma gestão de custos aprofunda a gestão tornando-a mais robusta, diminuindo assim os riscos, fortalecendo as estratégias do negócio. 

Conclusão

Se fizermos uma analogia, dirigir sua propriedade rural sem conhecer seus números, neste caso específico os custos de produção, é o mesmo que dirigir um carro seu ver nenhuma informação no painel, não ter acesso a velocidade, temperatura, combustível etc. 

Esse cenário seria desesperador, certo?  

Por essa razão separar, conhecer e analisar os custos de produção é tão importante.  

No início pode parecer complexo e difícil de iniciar, mas com dedicação e persistência é possível mudar o cenário.  

Em tempos de Vacas Gordas é mais fácil negligenciar esses pontos, porém, com uma boa gestão de custos, a margem pode ser ainda maior.  

Agora, em tempo de Vacas Magras as dificuldades são ainda maiores, e saber onde cortar, onde remanejar, onde alocar melhor os recursos, pode ser a diferença entre se manter na atividade ou ter o pesadelo de ter que arrendar ou até vender sua propriedade.  

Não deixe o controle dos custos de produção para amanhã, nem terceirize essa gestão, tome para si essa missão e busque pessoas e ferramentas que podem fazer a diferença na sua atividade.  

Trace metas e objetivos claros, coloque no papel, e siga firme na execução, o mercado não aceita amadores, torne-se um profissional do seu segmento e seja referência.  

João Ferreira

Diretor Comercial SIACON | Transformando via Software a Operação de Armazéns e Terminais de Grãos

Leave a Reply