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Como otimizar o gerenciamento de contrato no agronegócio?

By 7 de junho de 2024junho 28th, 2024SIACON
Gerenciamento de contrato no agronegócio

O gerenciamento de contrato no agronegócio é uma operação necessária, independentemente de qual seja o serviço contratado ou produto vendido. 

Com essa estratégia, você consegue proteger o seu negócio contra problemas que possam ocorrer, bem como garantir com mais eficiência o cumprimento das responsabilidades — tanto suas como da outra parte.

Contudo, o gerenciamento de contrato no agronegócio não é uma tarefa fácil, ainda mais quando precisamos lidar com outras atividades. 

A boa notícia é que a SIACON desenvolveu soluções que vão otimizar sua gestão e proteger seu negócio  . Continue lendo para descobrir quais são… 

Qual é a importância do gerenciamento de contrato no agronegócio?

As relações do agronegócio devem ser regidas por contratos que contenham cláusulas específicas para aquele negócio, independentemente da sua modalidade. 

Desse modo, será possível proteger as partes contra eventuais problemas e conflitos que ocorram ao longo do seu cumprimento.

Além disso, é preciso adotar uma estratégia capaz de garantir que esses contratos estejam em conformidade com as peculiaridades da relação jurídica firmada e que atendam às necessidades de cada pessoa ou empresa envolvida. 

Nesse quesito, o gerenciamento de contrato no agronegócio é fundamental para os agricultores, pecuaristas e demais partes que possam estar envolvidas nessas relações.

A partir dessa estratégia, que deve contar com o suporte de especialistas, os contratantes conseguem prever situações que possam ocorrer naquele negócio, determinando cláusulas capazes de evitar problemas ou até uma ruptura contratual.

No entanto, caso alguma ocorrência inesperada aconteça, fica mais fácil encontrar uma solução possível — conforme as cláusulas já previstas — realizando um aditivo contratual, remodelando a relação segundo o novo cenário e promovendo uma redução dos riscos.

Com o gerenciamento de contrato no agronegócio, é possível também garantir que todas as partes envolvidas cumpram com suas obrigações, possibilitando a continuidade eficiente das operações.

Contratos mais comuns no agronegócio

No agronegócio, é possível firmar diferentes tipos de relações jurídicas, desde aquelas relacionadas com a venda de insumos agrícolas até a locação de pasto para preparo dos animais. 

Em razão desses diferentes objetos, não é possível haver um único tipo de contrato a ser aplicado em todos esses negócios.

Na verdade, a personalização é fundamental para garantir a proteção da relação jurídica e das partes envolvidas, estabelecendo obrigações e condições necessárias à continuidade das operações.

Ainda que cada negócio tenha suas próprias características, alguns contratos acabam tendo um modelo semelhante, sendo que os mais usados no agronegócio são:

  • Pedido de venda: registra os produtos vendidos, que precisam ser faturados e entregues, contendo também informações dos clientes, condições do negócio e outros dados da compra;
  • Duplicata: título de crédito que representa uma dívida decorrente de uma transação, emitida pelo vendedor e aceita pelo comprador, que deve ser paga no prazo acordado. Caso contrário, o vendedor poderá protestar aquele título em cartório;
  • Contrato de Barter: os produtores adquirem insumos ou serviços necessários para sua atividade, quitando a dívida com parte dos produtos agrícolas produzidos, conforme as condições estabelecidas;
  • Cédula de Produto Rural (CPR): garantia de pagamento de um empréstimo, bastante usada nos financiamentos privados, e geralmente lastreada em produtos agrícolas de fácil negociação no mercado;
  • Cédula de Produto Rural Verde (CPR Verde): o agricultor assume o compromisso de preservar uma parte da vegetação da sua propriedade em troca de recursos financeiros;
  • Contrato de compra e venda de grãos: estabelece termos e condições para a compra e a venda dos grãos, incluindo detalhes sobre quantidade, qualidade, preço, prazos de entrega, condições de pagamento, entre outros;
  • Contrato de armazenamento de grãos: formaliza o aluguel de espaços de armazenamento para grãos, como silos ou armazéns, determinando as condições, as responsabilidades das partes, as tarifas e os procedimentos para retirada dos grãos;
  • Receita agronômica: obrigatório para toda venda de agrotóxico, por prever as informações técnicas necessárias para a aplicação correta e segura desses produtos na lavoura. Deve ser emitido por profissional capacitado.

Principais desafios na gestão de contratos para armazéns

O gerenciamento de contrato no agronegócio para os armazéns também exige bastante cuidado e dedicação, pois esse setor atua em relações que podem se tornar bastante complexas.

Afinal, o contratado assume responsabilidades específicas, que devem ser cumpridas para evitar que o contratante sofra grandes perdas e prejuízos.

Por outro lado, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados para garantir que nenhuma das partes seja prejudicada nessa relação. Os desafios mais comuns são:

Flutuações no mercado agrícola

Os contratos de armazenamento devem prever não apenas as quantidades de produtos a ser armazenados, mas também as condições de retirada desses materiais e o tempo em que permanecerão no local.

No entanto, as flutuações dos valores no mercado podem interferir na decisão de retirada dos grãos — sendo que nos períodos de queda, o contratante pode desejar mantê-los por mais tempo, enquanto na época de alta, querer fazer a retirada antecipada.

Por conta disso, o gerenciamento de contrato de serviços deve também prever essas situações, determinando condições especificadas para cada um, como multas ou acréscimos no valor contratado.

Complexidade logística

A gestão de armazenamento conta com uma logística complexa, com múltiplas etapas, incluindo o recebimento, a padronização, o armazenamento, entre outros procedimentos com os produtos armazenados. Sem falar nas longas filas de caminhões!

Além disso, quanto mais clientes diferentes o armazém tiver, maior será esse desafio. Portanto, o cuidado deve ser redobrado, principalmente para evitar problemas como a perda de grãos ou o armazenamento inadequado.

Contratos com produtores e fornecedores

O gerenciamento de contrato no agronegócio para os armazéns é uma tarefa constante, pois sem essas negociações, não haverá retorno suficiente para manter as operações de forma satisfatória.

Contudo, ainda que você possua um modelo padrão para esses negócios, cada cláusula precisa ser revista conforme as características daquele contrato. Desse modo, será possível prever situações específicas e aumentar a segurança para ambas as partes.

Como a SIACON pode auxiliar no gerenciamento de contratos no agronegócio

Há mais de 20 anos, a SIACON vem desenvolvendo soluções que auxiliem os agricultores e gestores de armazéns a melhorarem suas operações e rendimentos.

Dentre essas soluções, há o SIA ARMAZÉNS, criado justamente para facilitar a superação dos desafios acima, promovendo mais agilidade, segurança e eficiência nas atividades do seu negócio.

Com nosso sistema completo, você terá acesso a ferramentas importantes, incluindo o gerenciamento de contrato no agronegócio, que permite a análise cuidadosa de cada negócio firmado e a garantia do seu cumprimento.

Desse modo, tanto seu armazém como seus clientes estarão protegidos!

Além do gerenciamento de contrato no agronegócio, você também encontra esses recursos:

  • Aplicativo SIA;
  • Pesagens automáticas;
  • Classificação automática de grãos;
  • Cálculo automático de quebra técnica;
  • Emissão automática de notas fiscais;
  • Controle de royalties;
  • Cálculo e faturamento automático de serviços;
  • Consulta de estoque on-line;
  • Resultado financeiro da unidade.

Tudo isso em uma plataforma super simples de usar e bastante intuitiva. Assim, você pode implementá-la rapidamente e começar logo a aproveitar os seus recursos!

Confira alguns depoimentos de clientes da SIACON

Ainda não sabe se precisa do gerenciamento de contrato no agronegócio e dos demais recursos oferecidos pelas soluções da SIACON?

Então, confira abaixo relatos de clientes que já implementaram nossos sistemas e estão aproveitando seus benefícios:

Hugo (Ouro Fino)

“O sistema SIA tem nos ajudado bastante, principalmente em época de safra. Ele é um sistema muito fácil da gente mexer. E também tem o suporte do SIA, que a qualquer hora que a gente precisar, eles estão prontos para nos atender. E nos atendem com o maior prazer, com bastante atenção, isso que é o mais importante.”

Rui Cambrea (IC Armazéns Gerais)

“Eu achei o sistema prático, um sistema tranquilo de usar. Ele é bom, completo, e quando temos algum problema, isso é prontamente resolvido pelo pessoal do suporte.”

Sem falar que 94,8% dos nossos clientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento prestado por nosso time e com a solução contratada.

Faça também parte dessa comunidade e melhore o gerenciamento de contrato no agronegócio e em todo o seu negócio!

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração das nossas soluções.

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João Ferreira

Diretor Comercial SIACON | Transformando via Software a Operação de Armazéns e Terminais de Grãos

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